quinta-feira, 16 de julho de 2009

TRABALHO VOLUNTÁRIO

Ontem no Jornal Nacional, da TV Globo, assisti a uma interessante reportagem sobre voluntariado pela Internet.
Resolvi postar aqui para vocês que acompanham nosso blog, pois me chamou muito atenção e tem haver com a nossa área.
Acho que se cada um fizer a sua parte construiremos um mundo muito melhor!
Boa Leitura
Giulliana

Voluntários prestam serviços pela internet

No Brasil, mais de 10 mil pessoas usam a rede para dar assistência voluntária e gratuita a diversas entidades em todo o país.


A tecnologia está facilitando a vida de quem deseja ajudar as pessoas mais necessitadas. No Brasil, a internet se transformou numa importante aliada dos voluntários. São quatro horas por dia de atividades que enchem de alegria estas crianças especiais. Tudo tem a supervisão de gente especializada. O Instituto Gabi foi criado para ajudar 67 famílias de baixa renda de São Paulo, com o apoio de voluntários, que oferecem serviços pela internet. “Aquele tempo que você gastaria se deslocando de um lugar a outro, fazendo uma reunião ou vários contatos, você faz online”, afirmou Francisco Sogari, fundador do Instituto Gabi.
Foi Alexandre quem criou a personagem que hoje é símbolo da organização e que faz parte das campanhas. Todo o trabalho foi feito pelo computador e entregue pela internet.
“De carro dá mais de duas horas, é impraticável, você perde o dia para ir e voltar. Eu pensei que o tempo estava escasso, mas o talento eu posso tentar”, disse o cartunista Alexandre Nagado. Na internet não há distancia para quem quer ajudar. No Brasil, mais de 10 mil pessoas usam a rede para dar assistência voluntária, gratuita, a diversas entidades em todo o país. Gente que doa um pouquinho do tempo livre que tem para melhorar a vida de quem precisa. “É muito mais fácil, você não precisa se deslocar, não precisa ir até uma organização. A pessoa recebe uma tarefa, ela tem um número de dias para cumprir essa tarefa e um número estimado de horas. Dentro disso, ela se organiza”, explicou Fernanda Sá, presidente do Voluntários Online. Fernanda criou uma página na internet que funciona como um elo entre os voluntários e as instituições que precisam de ajuda. São tarefas em áreas como advocacia, contabilidade, pedagogia e nutrição. Quase todos esses voluntários que ajudam pela internet têm emprego ou estudam, metade nunca havia feito este tipo de trabalho antes e a maioria é jovem: tem entre 16 e 40 anos de idade. Há cinco anos, Bartholomeu Augusto Dias usa a internet para dar assessoria jurídica gratuita a quem precisa. Mesmo com o dia atarefado, viajando, ele aproveita os intervalos para tirar as dúvidas que chegam pelo computador. “Às vezes, é uma questão simples de olhar um documento e saber se aquele documento vale ou não. Existe muita gente precisando de ajuda e existe um monte de gente que pode ajudar. Isso é o mais importante. Nós podemos ajudar hoje com cinco minutos da nossa vida”.

Assista a reportagem pelo link: http://jornalnacional.globo.com/Telejornais/JN/0,,MUL1231447-10406,00-VOLUNTARIOS+PRESTAM+SERVICOS+PELA+INTERNET.html

Saiba como ser voluntário:
http://www.voluntariado.org.br/
http://www.voluntariosonline.org.br/
http://www.institutogabi.org.br/

Um comentário:

  1. Olá Meninas,

    Gostei muito do blog, como diria minha vó "tem sustância". Isso mesmo meninas, manter um blog é trabalhoso. Vocês conhecem alguma coisa na educação que não é trabalhoso? Então o negócio é brincar mesmo, lembrando que brincar também cansa e é precisa aprender a brincar, obedecer as regras, submeter-se ao líder, inverter papeis...
    Um grande abraço e beijos.

    ResponderExcluir